HOME
Exploração Jurgen Thymm, Lda com melhor média produtiva em 2014

Com uma média de produção aos 305 dias de 13.221 kg, 579 kg de Matéria Gorda, 422 de Matéria Proteíca, 4.37 % de TB e 3.21% de TP a exploração VF02A, propriedade de Jurgen Thymm apresentou melhor média nacional no ano de 2014. Para este cálculo foram apuradas lactações de 227 vacas, com um média de 2.4 lactações.

A estratégia da exploração tem sido, desde sempre, crescer gradual e sustentadamente, de forma a atingir os objectivos que vão sendo estabelecidos. Os objectivos futuros passam pelo aumento do leite produzido na exploração, envolvendo não só um aumento do efectivo para 370 animais em ordenha, mas também do leite produzido por vaca presente, sustentado pelo aumento da eficiência produtiva e reprodutiva, para onde está dirigido também o plano de melhoramento genético em prática. Este objectivo de aumento do leite produzido na exploração está hoje fortemente condicionado pela actual conjuntura do mercado do leite, uma vez que as indústrias de lacticínios que operam no mercado nacional, assumindo-se incapazes de encontrar colocação (em natureza ou em derivados), para todo o leite produzido em Portugal, estão a penalizar extraordinariamente o preço de compra do leite produzido acima do histórico das explorações leiteiras, tornando inviáveis os seus projectos de crescimento e consolidação.

A base genética do efectivo é Holandesa, mas a partir de 2010 a grande fatia de utilização começou a recair sobre genética Americana, que actualmente é utilizada quase em exclusivo. Os touros a usar, são seleccionados mediante um índice de mérito total personalizado de acordo com os objectivos de melhoramento genético da exploração, e distribuídos pelas fêmeas do efectivo por emparelhamento correctivo.

Para além da equipa de funcionários, a grande maioria deles na exploração há mais de 10 anos, o sucesso da exploração tem passado por encontrar parceiros credíveis, competentes e comprometidos com os objectivos e valores da empresa, em particular o Dr. Nuno Figueiredo, que é o Médico Veterinário assistente da exploração há 19 anos e a 1ª pessoa a acreditar neste projecto, o Dr. Juan Vizuete, consultor e nutricionista da exploração desde 2004, altura a partir da qual se deu o grande impulso no sentido de se atingir o nível actual de desempenho, o Engº Francisco Patrocínio, fornecedor de matérias-primas, e a R. Amorim, fornecedora de produtos vários, entre os quais produtos de higiene da ordenha e conservantes de forragem, entre outros. No tocante à genética, existe uma parceria com a Alta Portugal, sendo a J. Thymm uma das explorações parceiras do programa Advantage da Alta Genetics.

Eng. Luís Gomes