Contraste Leiteiro

O Contraste Leiteiro é um método de registo objectivo e sistemático da Produção Leiteira, que consiste na avaliação da quantidade e qualidade do leite produzido por cada animal de uma exploração, no decurso das suas sucessivas lactações, permitindo estimar a produção total de leite, gordura e proteína e fornecendo ainda informações sobre a presença de células somáticas, ureia e corpos cetónicos no leite.

Contraste Leiteiro em 1992

 

Esta recolha de informação é feita por agentes credenciados (contrastadores) que visitam periodicamente as explorações aderentes segundo uma calendarização previamente estabelecida, a qual não deve ser alterada a não ser por causas de força maior devidamente justificadas.

 

Os agentes contrastadores recolhem as amostras de leite dos animais e registam nos PDA as respectivas produções. As amostras são enviadas para o Laboratório Interprofissional (ALIP) onde são analisadas, sendo os resultados disponibilizados aos produtores, em média, em 48 horas. A informação recolhida e os resultados das análises de leite são processados informaticamente e disponibilizados aos criadores em diferentes relatórios para serem utilizados na gestão das explorações (Resultados do Contraste Leiteiro; Resumo Mensal; Contagem de Células Somáticas; Dados Reprodutivos; Animais em Risco de Cetose).

Os dados obtidos servem para calcular as produções e qualidade do leite dos animais/explorações, para efectuar os cálculos de parâmetros produtivos/reprodutivos, para a realização da avaliação genética dos animais utilizados como reprodutores (fêmeas e machos), para comparação de animais dentro da exploração e para o apoio técnico e económico da exploração. Os dados devem ser utilizados na gestão económica da exploração, na planificação e acompanhamento reprodutivo e alimentar do efectivo.